"Feixes de Luz" - Video e cinema documental

Chama-se "Feixes de Luz" e é uma iniciativa da Associação Potrica (Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano) para incrementar o cinema e o vídeo documental na cidade de Macedo de Cavaleiros.



Temos consciência das dificuldades em promover eventos desta natureza, tanto mais que não temos público firmado para o género cinematográfico do documentário. Mas é esse desafio que constitui o nosso aliciante. Na verdade, o nosso objectivo é instaurar em Macedo de Cavaleiros um festival de referência regional a nível do documentário.

Na edição experimental  apresentamos apenas 6 filmes subordinados a uma única temática: Trás-os-Montes.

Nas telas do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros foram projectados filmes como "Trás-os-Montes" de António Reis e Margarida Monteiro; "Sabores" de Regina Guimarães; "Côa - o rio das mil gravuras" de Jean-Luc Bouvret; "11 burros caem no estômago vazio" de Tiago Pereira; "Margens" de Pedro Sena Nunes e "Máscaras" de Noémia Delgado.

Especial destaque para o histórico filme de Noémia Delgado, que nos anos setenta do séc. XX aborda a temática da Máscara, recorrendo à observação participante com os Caretos de Podence, manifestação etnológica que ficou perenemente registada nesta obra.

Esta iniciativa contou ainda com debates temáticos e a participação de realizadores e protagonistas de alguns dos filmes projectados.

O projeto continua a ser uma das iniciativas culturais da associação podendo nos próximos tempos assumir uma outra variante.

Ver cartaz da primeira iniciativa »»

Repercussões na comunicação social
1.Mostra de Cinema em Macedo - Rádio Brigantia
2. "Feixes de Luz" - Mostra de Cinema sobre o Nordeste Transmontano - Paralelo33, Magazine de ideias cultura e lazer

Relacionado