Ballet da Associação Potrica foi ao Lar de Idosos de Vale Pradinhos

Posted on segunda-feira, fevereiro 14, 2011 Categorizado em 0 comentários

Os alunos do Curso de Ballet Juvenil da Associação Potrica foram dançar para os mais velhos no lar de Idosos de Vale Pradinhos.



O convite foi feito pela animadora Sociocultural daquela instituição e os responsáveis do Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano aceitaram de muito bom agrado, pois, consideram que “este momento constituiu o gesto simbólico do que deveria ser a convivialidade entre velhos e novos”, numa sociedade que devido ao padrão de vida que adoptou, “lançou para segundo plano a riqueza que os mais velhos representam ou poderiam representar dentro de uma ordem social”.

Celina Martins, presidente da direcção da Associação Potrica, considera que este “tipo de iniciativas poderá vir a ser repetida”, porque as associações, sejam elas de cariz cultural ou social, “devem ter uma acção pró-activa dentro das comunidades onde realizam o seu trabalho”.

Segundo os activistas culturais desta associação, “Portugal e Trás-os-Montes está a perder a sua memória colectiva, porque a convivialidade inter-geracional sofreu uma ruptura com os novos normativos sociais. Hoje há pouco convívio entre avós e netos, ou existe uma grande diferença entre a convivialidade que era gerada dentro das antigas estruturas familiares agrárias, onde os velhos viviam até à hora da morte junto dos seus familiares mais próximos. Hoje já não é assim. E esta ordem social foi alterada porque os modos de vida também são diferentes e isso está a criar uma ruptura na transmissão das velhas estórias e saberes que eram passadas de geração e geração através dos mais idosos”.

Por isso é que o fomento deste tipo de iniciativas é considerado de grande importância para os responsáveis da Associação Potrica. “ É necessário que os mais novos se interessem pelo que os mais velhos têm para ensinar”, sublinha Celina Martins.

A Associação Potrica possui um curso de ballet na cidade de Macedo de Cavaleiros, envolvendo na sua aprendizagem cerca de 60 crianças e jovens.

A par do ballet, o Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano desenvolve actividades culturais diversas no âmbito da promoção da literatura, sendo o seu mais recente trabalho a colocação de livros nos cafés dos concelhos do distrito de Bragança.

Promove ainda tertúlias públicas sobre diferentes temáticas, recitais de poesia, uma mostra bianual de cinema documental, recolhas etnográficas, pequenos cursos e workshops e mantém no ar o único jornal digital actualmente existente na região de Trás-os-Montes e Alto Douro - o Notícias do Nordeste -, um projecto jornalístico de cidadania com produção de conteúdos multimédia próprios.


Sobre a Associação Potrica

Tertúlias públicas, exposições, incentivo à leitura, teatro, ballet, workshops, um festival de vídeo documental, são alguns dos exemplo de actividades desenvolvidas pelo Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano


0 comentários