Associação Potrica presente no Macedo Mostra

Posted on segunda-feira, maio 27, 2013 Categorizado em 0 comentários

A Associação Potrica (Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano) esteve presente na V edição do “Macedo Mostra” que se realizou nos dias 24, 25 e 26 de maio nas Naves do Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.


A Associação levou até ao seu stand uma campanha de angariação de inscrições para o seu curso de ballet, onde atualmente aprendem cerca de meia centena de crianças, todas do sexo feminino.

A iniciativa foi também aproveitada para divulgar a primeira proposta editorial da Associação Potrica, um volume da autoria de Hermes Galvão intitulado “Aventuras na Quinta dos Juncos”. A obra , um livro de capa dura e profusamente ilustrado, narra um conjunto de estórias com mensagens educativas e ecológicas.

A inauguração do evento teve a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, tendo-lhe sido explicado, no stand da associação, que a palavra Potrica significa choina, fagulha, luz, movimento, cor, assumindo assim o significado simbólico de moviemento, ação dinâmica. As potricas são aquelas luzinhas que estoiram a partir de um cepo a arder quando este é activado por uma tenaz. Significa também pantomineiro, acrobata, saltimbanco, por ser o homem que deita fogo pela boca em performance de movimento.


Sobre a Associação Potrica

Tertúlias públicas, exposições, incentivo à leitura, teatro, ballet, workshops, um festival de vídeo documental, são alguns dos exemplo de actividades desenvolvidas pelo Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano


0 comentários